Menu

O que achamos da Beauty Fair 2017?

É isso ai, marmotas!

Quem nos acompanha em nossas redes sociais já sabe que realizamos a cobertura da Beauty Fair 2017. A feira foi realizada no espaço Expo Center Norte, em São Paulo. É óbvio que não estou acostumado a realizar coberturas em eventos desse tipo, porém, sou um entusiasta de barbearias. Aliás, se você ainda não conhece a nossa área destinada a barba, cabelo e bigode, clique aqui e vai lá se divertir! Enfim, fui com a intenção de conhecer novos produtos e de aprender um pouquinho mais sobre esse mercado promissor.
Beauty Fair 2017
O que eu vou contar para vocês agora é baseado apenas na minha percepção em relação a todo o evento.
Para quem não sabe, a Beauty Fair é um evento voltado para profissionais da área, e por isso mesmo, as empresas de produtos cosméticos investem grandes quantias para alcançarem esse público específico e consequentemente aumentarem as suas vendas. O foco da feira não é o público em geral! Nunca foi!
Foi justamente nesse ponto que os problemas começaram. Cada empresa participante recebe uma quantidade de ingressos que podem ser distribuídos de acordo com o seu perfil de clientes. Muitas empresas distribuem e até disponibilizam áreas exclusivas para blogueiras em seus espaços. Porém, pude observar que não existe nenhum critério para a seleção dos blogs que realizarão a cobertura do evento.
Qual o resultado dessa falta de seleção? Uma inundação de pessoas que claramente estavam lá apenas para ganhar os produtos promocionais distribuídos por essas empresas. Conteúdo? Nenhum! Foi uma verdadeira caçada por produtos! Filas enormes eram formadas nos espaços destinados a blogueiras. Quando digo filas enormes, estou falando de cerca de 50 pessoas esperando para ver o que era possível ganhar! Com isso, os “criadores de conteúdo” tinham em média 2 ou 3 minutos em cada espaço! E eu pergunto: É possível alguém criar algum tipo de conteúdo com um tempo tão pequeno?
Depois de algum tempo – e de muito nervoso – consegui falar de verdade com apenas quatro expositores! Sai muito frustrado da feira. Há tempos que não vivenciava uma organização de evento tão ruim. E não adianta me falar que isso é culpa das pessoas que querem apenas ganhar os produtos. De alguma forma essas pessoas receberam os convites para entrar no evento. Na minha humilde opinião, as próprias empresas – ou suas assessorias – são responsáveis por essa falta de conteúdo.
Se a minha opinião valer alguma coisa, gostaria apenas de pedir um pouco mais de respeito com aqueles que estão interessados em realmente produzir conteúdo. Não banalizem um evento tão importante e tão grande!
Espero no próximo ano poder trazer um conteúdo muito melhor, e muito mais interessante desse evento.
Obrigado e até a próxima, marmotas!

Profundo conhecedor da resposta para a vida, o universo e tudo mais. Realizou seus estudos em Hogwarts, logo após retornar de uma viagem realizada em uma galáxia muito, muito distante. Adora café, nerdices e bater um papo emocionante com o Sr. Spock.

22 comments

  1. Hinaie Sabino disse:

    Bom nao podemos generalizar neh
    Eu como profissional axei muito bagunçado por ir pela primeira vez …. qual foi o valor que os profissionais tiveram sim o que chamou a atenção foi blogueiras e um evento voltado para área tinha todos os tipos de pessoas profissionais ou não
    Axo que deveria ter uma organização maior…
    E espaço para todos profissionais blogueiras entre outros….

    • Sr. Marmota disse:

      Obrigado pelo comentário, Hinaie!

      Eu fico triste em saber que mesmo os profissionais não foram tratados de forma adequada. Vi muitas coisas que não se enquadram em um evento profissional… uma pena, né? Eu fiquei decepcionado com a organização. Eu cheguei no Expo Center Norte por volta das 11:00 horas, e a retirada das credenciais aconteceu de forma tranquila. Agora, quando fui embora, por volta das 15:00, a fila para a retirada das credenciais estava IMENSA! Uma falta de respeito com o público. E vamos ser sinceros… não é possível que todas as pessoas que estavam na fila fossem profissionais e blogueiros.

  2. Karen Amaral disse:

    Sou blogueira e infelizmente é verdade. Fui ha uns anos atrás e ja era assim imagino hoje em dia. Deveria sim haver uma seleção melhor.

  3. lilian disse:

    Bom, eu sempre tive vontade ir nesse evento. Vamos ver daqui em diante como será, se realmente compensará ir mesmo né
    Beijos

  4. Esse ano eu não fui, pena ter sido assim..

    Abs,
    Jamille – http://www.achadosedetalhes.com

  5. Eu vou a Beauty Fair desde 2011 e nas duas últimas edições a feira ficou assim, muito lotada de gente “caçando brinde”, sabe?
    Até em press kits sabendo que não era para o seu tipo de cabelo, por exemplo, as pessoas buscavam só para pegar produtos para carregar para casa.
    Fora a briga profissionalXinfluencer então é deprimente, é triste e na edição de 2018 não faço questão de ir.

  6. Paula Neitzel disse:

    Eu gostaria tanto de ter participado! Vai ficar para o próximo 🙂

  7. Gleicy Martins disse:

    Nunca fui a esse evento. Mas tenho muita vontade de ir. Pelo o jeito que você descreveu o evento parece ter sido uma bagunça total. Uma pena pra quem vai com intuito de ganhar as coisas. Um evento grande como esse é uma ótima oportunidade para aproximar marcas e profissionais. Adorei o post e a forma de você ter mostrado sua opinião. Abç

  8. Juliana disse:

    Eu nunca fui mais quero ir, acho q no próximo vou.
    Parece ser muito legal. Só penso nas filas, pelo q vc falou e enorme.

  9. cibele disse:

    Gostaria muito de ter ido a beauty fair todo mundo diz que é muito bom bjo

  10. Que top parabéns, tenho visto muitos blogs feminino ir na Beauty Fair, mais masculino é o primeiro haha! Que bom trazer essa novidade para seus leitores.

    • Sr. Marmota disse:

      Oi, Denise!

      Que bom que gostou da postagem! A vontade de fazer esse tipo de postagem surgiu justamente da falta de “coragem” de alguns blogueiros. Muitos não se manisfestam por medo de perderem jabá, patrocínio e de não ganhar aqueles kits espertos de produtos. Como o blog é um hobby para nós, e fazemos com extremo carinho, temos que ser extremamente sinceros com o nosso público, não é mesmo?

      Obrigado pelo comentário!

  11. brunella vettorato disse:

    Eu nunca fui na feira tenho bastante vontade em conhecer . Espero conhecer a feira um dia ( ano que vem).

  12. Ainda não tive a chance de ir, mas conversei com algumas blogueiras que foram e a maioria falou que queria ir para os produtos, me senti bastante confusa porque esses eventos não são pra isso o que desmerece não só o evento, mas também bloggers porque temos o trabalho banalizado pessoas que fazem qualquer coisa pro brindes, algo que sem duvida é bem ruim. Eu não iria porque eu não teria nada pra fazer lá, não é meu publico e nem parte do meu conteúdo, mas se fosse seria para conhecer e saber como funciona, admito que não to surpresa e esse é um dos principais motivos de evitar eventos como esse e quando vou prefiro ir a uma comic já que iria como fã e não a trabalho. Abraços e eu realmente gostei do post.

    • Sr. Marmota disse:

      Oi, Daianny!

      Aqui no Marmota Nerd nós também estamos acostumados a realizar a cobertura de eventos como a Comic Con e a BGS! Foi o primeiro ano na Beauty Fair, e apesar de tudo, foi legal ter essa experiência! Essa banalização dos blogueiros é horrível. Infelizmente estamos na era dos “digital influencers”. Fico revoltado com a falta de conteúdo. Logo logo farei um vídeo no nosso canal falando sobre esse assunto! Está me incomodando! Obrigado pelo comentário!

  13. Andressa Maia disse:

    Gente, sempre tenho essa impressão da Beauty Fair, o acesso é muito fácil não tem critério para convidar as blogueiras. Se o evento continuar assim vai perder o propósito :/

  14. Eu queria muito ter ido. Ano que vem quem sabe. Parece que foi muito boa.

  15. Complicado, sempre reclamam da organização, falta de segurança, atendimento ruim… mas depende muito do stand, acho que tds deveriam ser tratados de maneiras mais adequadas, e não de qualquer jeito, pq assim como tem muitas pessoas que vão lá só pelos brindes, tem muitas pessoas que estão lá para produzir conteúdo, ou adquirir produtos.
    Infelizmente a feira deixa a desejar em alguns pontos sim.

  16. Ana Letícia disse:

    Que chato isso.. Espero que ano que vem seja mais organizado. Nunca fui num evento assim, mas talvez num futuro próximo eu vá.

  17. Jacke Davis disse:

    Eu fui tambem e adorei, claro que alguns stands poderiam ter se organizado melhor, mas em todo evento tem esse tipo de coisa. Eu gosto muito de conhecer as coisas em primeira mão e ficar por dentro de tudo que esta acontecendo e eventos assim ajudam muito!

  18. sieg disse:

    nunca fui mas gostaria de ter ido mesmo assim! um sonho!

  19. Juliana disse:

    Concordo com tudo!

Deixe uma resposta

Inscreva-se no nosso canal!